segunda-feira, 26 de julho de 2010

Implante dentário pode ficar mais rápido e barato

Um novo material criado por pesquisadores do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (ICB/UFMG) poderá encurtar o tempo de recuperação de implantes dentários em pessoas que tiveram perda óssea.

Utilizando nanotubos de carbono e ácido hialurônico, os pesquisadores chegaram a um novo material que pode reduzir de três meses para um mês e meio o tempo de cicatrização. Após tentar sem sucesso o uso do ácido separadamente, eles decidiram revestir o titânio usado nos implantes com nanotubos de carbono associados ao ácido hialurônico.

"O titânio, na verdade é um apoio, é uma espécie de aço que une duas partes. No nosso experimento, além de unir um lado a outro, promovemos a cicatrização. O que tem efeito biológico é o ácido hialurônico. Criamos um novo material misturando o nanotubo e o ácido que, sozinho, degrada muito rápido em contato com a saliva e o sangue", explica o coordenador da pesquisa, Anderson José Ferreira, do departamento de Morfologia do ICB.

Além de diminuir o tempo de cicatrização, os nanotubos de carbono também deverão reduzir os custos do procedimento.

Segundo Ferreira, o nanotubo é um material caro, mas a quantidade utilizada nos procedimentos é muito pequena, o que o torna viável. "A nossa expectativa é que o preço caia ainda mais com a implantação do Centro de Tecnologia em Nanotubos da UFMG", diz.

Durante a realização do experimento, os pesquisadores também acabaram desenvolvendo novos usos para um antigo material. "O nanotubo é apresentado na forma de um gel, o que o torna muito instável em um ambiente bucal. Com o nanotubo de carbono, colocamos o material em uma forma de barra, esponja e pó. Isso flexibiliza a forma de uso, aumentando a característica biológica da substância, de promover a cicatrização", diz.

Agora os pesquisadores coordenados por Anderson Ferreira já trabalham para multiplicar o uso dos nanotubos de carbono "funcionalizados" com ácido hialurônico para ossos maiores e defeitos mais complexos. "Quando a pessoa extrai um dente é formada uma cavidade óssea, mas esse é um defeito pequeno. Queremos explorar defeitos maiores. Em breve, serão feitos estudos usando a tecnologia para realizar enxertos ósseos na tíbia, o segundo maior osso humano", diz.

6 comentários:

  1. oi gostaria muito de poder fazer um implante dentario ,ja uso a 32 anos dentadura na parte superior ,agora estou perdendo todos os dentes da parte inferior restam alguns cacos a ponte movel acabou com todos os dentes quebraram e ficaram moles ,perdi meus dentes com 18 anos por falta de recurso hoje tenho 49 anos ,e me desispero porque ja nao tem mais o que fazer com a parte inferor a nao ser colocar mais uma dentadura na qual eu nao queria ,entao pesso ajuda o que fazer? tambem nao tenho hoje condiçoes para um implante ,mas seria um sonho realizado se eu conseguisse ,me ajudam por favor.

    ResponderExcluir
  2. boa noite ! tenho um grande problema em minha vida , que me impede de ser feliz ....
    é a falta dos meus dentes ,perdir cerca de 50% do meu sorriso e gostaria muito de recompo-lo para ter vomntade de ssorrir , sem ficar com vergonha d e namorar por causa do mau halito,arrumar trabalho pq tenho que participar de uma seleçao ...me de a oportunidade de ser feliz nao com riquesa ou com conhecimento mais de de ter uma mastigaçao completa....

    ResponderExcluir
  3. boa noite,tenho 43 anos,solteira,tenho um grande sonho de fazer implantes,perdi quase todos os dentes, devido a muito medicamentos que tomei quando era criança,hoje me sinto uma pessoa infeilz,nao casei,nunca trabalhei fora,na verdade nao tenho condiçoes de pagar o tratamento,por ser muito caro,esse eh meu sonho de ter um sorriso bonito e acima de tudo saudavel,me ajuda ,por favor.eu so vou ser feliz quando meu sonho se realizar,desde ja agradeço.abraço

    ResponderExcluir
  4. Meu nome é Helena , sou professora e tenho provisórios de coroa e algumas falhas de dente em minha boca . preciso muito de fazer implantes , mas não tenho condições financeiras para tal, pois ganho um salário que mal dá pra sobreviver. portanto peço que realizem esse meu sonho.
    Grata
    Helena

    ResponderExcluir
  5. Sou aposentado com 1 salário e idade de 66 anos.
    Tenho apenas 5 dentes em baixo e 3cacos em cima,
    não consigo mais mastigar os debaixo estão soltos .
    1 já caiu e tem + 3 para cair, por favor gostaria de saber como fazer um tratamento gratuito para colocar implante.

    ResponderExcluir
  6. bom dia ,por favor me ajudem estou quase ficando louco,pois queria tanto fazer um implante dentário ,más não tenho condições pois não tenho dinheiro,só tenho 4 dentes na parte superior da boca ,tenho 43 anos por favor se alguem puder me ajudar eu faria qualquer coisa para essa pessoa,se tivesse que me prostituir faria isso por favor me ajudem. meu imail é adilson_9021@hotmail.com,meu nome é adilson

    ResponderExcluir